News Details

  • Home
  • 3 tendências em Comunicação Interna para 2020
11 de maio de 2020 Sarah 0 Comments

3 tendências em Comunicação Interna para 2020

Como será a sua estratégia de comunicação com empregados este ano? Antes de traçar objetivos e metas, confira 6 tendências em Comunicação Interna para 2020 e fique por dentro do que os funcionários esperam das empresas nessa nova década. 

#1 “Adição cultural”

Selecionar a pessoa ideal para preencher uma vaga de emprego não é uma tarefa fácil. O recrutador deve analisar as habilidades técnicas do candidato ao mesmo passo que considera seus traços de personalidade e habilidades comportamentais. 

As corporações temem que o desalinhamento do empregado com a cultura organizacional da empresa acarrete em baixo desempenho ou desligamento precoce, portanto buscam pelo candidato que mais se assemelhe aos seus traços culturais. 

Ao escolher novos empregados, a Loggi percorre o caminho inverso: seleciona candidatos de culturas, personalidades e regiões diferentes do Brasil. A startup consolidou sua posição de unicórnio – empreendimento avaliado em mais de 1 milhão de dólares – trazendo inovação ao mercado de entregas via motoboy, automóveis e avião. 

“Adição cultural é como entendemos de fato praticar a diversidade em nosso dia a dia buscando pessoas diferentes. Não queremos colocá-los em uma caixinha. Queremos pessoas diferentes porque elas vão nos provocar a inovar e fazer melhor. Vamos ouvir as pessoas, entender, e será bom para nós como cultura empresarial e para o negócio.”

Nara Zarino (Loggi)

#2 Experiência do empregado 

As companhias habitualmente respondem rápido o que destaca seu produto em relação ao produto dos concorrentes. Mas quais características da sua companhia levam os empregados a trabalhar e permanecer motivados nela?

“Cuide de seus funcionários do jeito que gostaria que eles tratassem seus clientes.” 

Stephen Covey

Caso seu diferencial seja somente o salário e a sua posição nos negócios, talvez você deva direcionar mais atenção à experiência do empregado – também conhecida como Employee Experience. Há dois fatores que contribuíram diretamente para a urgência da experiência do empregado. 

O primeiro fator, é a transparência corporativa impulsionada pelas redes sociais. Antes a cultura das organizações era como uma caixa preta, restrita aos que fazem parte do quadro de funcionários. O compartilhamento rápido de dados transformou esse cenário, inserindo as empresas em uma caixa de vidro que expõe sua cultura em blogs e sites sobre Employer Branding. 

O segundo agente, foi a necessidade de inovação estimulada pela transformação digital. A concorrência pelos melhores talentos cresceu, principalmente em setores como Tecnologia da Informação e Ciência de Dados.

Tendências em Comunicação Interna 2020

Para te ajudar nessa jornada, indicamos 6 formas de desenvolver a experiência do empregado na era digital:

  1. Reunir dados sólidos sobre seus funcionários – saiba quem são eles e o que necessitam para melhorar o desempenho.
  2. Explore novas formas de Comunicação Interna – a comunicação é uma ótima maneira de promover engajamento na organização.
  3. Flexibilidade ao planejar uma estratégia – insira seus funcionários na tomada de decisões e considere os benefícios que eles obterão.
  4. Feedback – avalie de forma construtiva a performance dos empregados e deixe claro metas e desafios.
  5. Promova um bom relacionamento interpessoal – nada como um clima saudável na empresa, não é mesmo? A Comunicação Não Violenta pode te ajudar nisso. 
  6. Otimize os serviços de RH – flexibilize o acesso à informações ou serviços prestados pelo RH.

#3 Empregados: os melhores difusores de informação

Muitas vezes os executivos não são os melhores influencers do ambiente de trabalho. Seja pelo acesso limitado às suas agendas ou pela empatia desenvolvida pelos colegas de trabalho, muitas vezes os empregados terão mais facilidade em ouvir o que os colegas de trabalho dizem. Portanto, não deixe que eles disseminem a mensagem incorreta!

Incluir os funcionários no planejamento estratégico é uma ótima forma para obter informações valiosas. É crucial que a empresa saiba quais são suas demandas, tal como o colaborador deve saber com clareza os planos e metas da companhia. Dessa forma, o público interno estará alinhado para alcançar os objetivos da empresa. 

Essa estratégia não se trata apenas de inserir os trabalhadores no processo de tomada de decisões, é também uma forma de colocá-los como emissores da missão da companhia e promover um engajamento conjunto, reforçado pelos próprios colegas de trabalho.