News Details

  • Home
  • 5 práticas de comunicação interna para reconhecimento dos colaboradores
14 de abril de 2020 Sarah 0 Comments

5 práticas de comunicação interna para reconhecimento dos colaboradores

Funcionários engajados e reconhecidos pela empresa se tornam mais produtivos. Confira 5 práticas de comunicação interna que devem ser aplicadas em prol dos colaboradores

Comunicação interna acontece com o objetivo de alinhar empresa e colaboradores para que todos caminhem juntos, cientes de tudo o que acontece dentro da ambiente corporativo, como missão, visão e valores, feedback para um time, divulgação de resultados e resolução de problemas da empresa para que todos caminhem juntos na mesma direção.

O objetivo maior da comunicação interna é fazer com que a informação chegue a todos os colaboradores de forma rápida e eficaz. Quanto mais alinhados os funcionários estiverem com os valores da empresa, mais engajados eles estarão, e consequentemente, maior será a produtividade.

A falta de comunicação na prática ocorre com colaboradores menos satisfeitos com a quantidade de informações recebidas, causando diversos problemas, tais como:

Diminuição da produtividade;
Baixas na empresa;
Queda na qualidade do atendimento ao cliente;
Piora na entrega dos resultados;

Práticas de reconhecimento de comunicação interna

Além da falta de comunicação, a falta de reconhecimento pode diminuir a produtividade dos colaboradores e afetar diretamente os seus resultados. Fazer com que o ambiente se torne favorável na empresa contribui para funcionários pró-ativos.

Para auxiliar nessa questão, 5 práticas de reconhecimento de comunicação interna utilizando a TV Corporativa podem ser úteis.

Confira:

Reconhecimento de grupos

O reconhecimento em datas comemorativas e campanhas de conscientização chamam a atenção dos colaboradores. Dia da Mulher, Dia dos Pais, Novembro Azul e outras ações podem fazer sucesso com os colaboradores.

Boas vindas ao novo colaborador

As boas vindas ao novo colaborador deixa o clima da empresa mais receptivo, fazendo com que toda a empresa o conheça. Para isso, é necessário só uma foto com nome e a data de início do trabalho na empresa.

Valorize sempre que puder

Crie uma programação diversa e exiba mensagens de reconhecimento sempre para que vire um costume e um ponto positivo na empresa. Vale a pena investir na cultura do reconhecimento. Destacar, por exemplo, aquele vendedor que bateu a meta do mês ou o atendente que ajudou a aumentar o nível de satisfação do cliente.

Lembre momentos marcantes

Colaboradores engajados se tornam mais produtivos e, com isso, aumentam os resultados da empresa. Nesse sentido, lembrar o aniversário de casa de determinado colaborador ajuda. Assim, como destacar até itens de fora do trabalho em si, como a boa notícia sobre a gravidez de uma colega de escritório

Repórter da área

O repórter da área é responsável por atualizar o RH com as notícias e dicas da equipe da área que que trabalha. No Grupo Comunique-se, o método é utilizado para deixar a TV corporativa com conteúdos mais ricos e colaboradores mais bem informados.

Conclusão

Pensar em estratégias que podem contribuir para demonstrar reconhecimento é valorizar o trabalho de todos com transparência. Utilizar a TV corporativa como ferramenta para prática de reconhecimento ajuda a transmitir informação de forma mais rápida e manter os colaboradores engajados com tudo o que acontece na empresa