News Details

  • Home
  • A transformação digital das áreas de Comunicação Interna e RH.
25 de março de 2020 Sarah 0 Comments

A transformação digital das áreas de Comunicação Interna e RH.

mundo digital impacta todos os departamentos das empresas. O que é feito para o público externo, a comunicação por meio de ferramentas digitais, também é a tendência para as equipes de Comunicação Interna e RH. Todas as atividades operacionais e comunicativas com os colaboradores é possível hoje com a utilização de plataformas.

Já comentamos em nosso blog as razões para adotar tais ferramentas. Agora, vamos entender melhor como isso acontece no dia-a-dia e como a tecnologia muda a forma de se trabalhar nas organizações.

A tecnologia nas empresas

A tecnologia facilita e agiliza processos, modifica as atividade diárias, as estruturas das equipes, o aprendizado profissional, a gestão da comunicação e o acompanhamento do RH. Porém, tudo acontece muito mais rápido e as novidades surgem sem parar. Tanto as empresas quanto os funcionários devem se manter sempre atualizados.

Todas as áreas dentro das empresas devem se aproveitar do crescimento e das facilidades do mundo digital, isso não é exclusividade só das áreas de tecnologia. A organização toda precisa se atualizar e adotar plataformas digitais de comunicação interna.

Comunicação Interna Digital

A Comunicação Interna aproveita as transformações e tendências digitais para informar aos colaboradores sobre ações da empresa, seus valores, próximos passos e últimos acontecimentos, com o objetivo de colocar todos na mesma página e integrar equipes.

As ferramentas de comunicação interna digital são capazes de transmitir informações de várias formas, usando criatividade e muita interatividade. Por isso, estão sendo, constantemente, adotadas pelas empresas. Contudo, existe uma adaptação a todos os objetivos e públicos das organizações.

mural digital, por exemplo, facilita as atividades da equipe de comunicação interna para atingir o público de uma forma mais rápida, prática e dinâmica. Esse meio permite várias telas sendo atualizadas por um único sistema de gestão. Uma simples atualização faz com que todos os monitores da empresa mudem e informem os colaboradores em tempo real e simultaneamente.

Porém, para que as empresas possam aproveitar tudo o que o ambiente digital oferece é necessário adotar estratégias, ferramentas, estruturas de equipe e processos de aprendizados ideais na comunicação interna.

Todas as organizações devem se adaptar às mudanças, construindo novas formas de trabalho e comunicação com os colaboradores. São as novas versões digitais da comunicação interna e do RH.

RH Digital

A tecnologia se tornou uma aliada das empresas. Ela auxilia em todos os processos e na qualidade de produtos e serviços. No departamento de RH, as ferramentas são utilizadas para facilitar o trabalho e conduzir etapas. São em todos os tipos de processos, como: planilhas de funcionários, controle de processos seletivos, benefícios de colaboradores, acompanhamento e análise de resultados, avaliação de desempenho e registro de atividades.

Os recursos digitais que existem impactam, principalmente, nas estruturas das equipes, atividades dos funcionários e gestão e desenvolvimento de pessoas. Quanto mais ferramentas surgem, tudo fica mais fácil e prático. Porém, o RH deve incentivar as adaptações, atualizações e acelerar o processo de aprendizado. Por isso, o papel dos gestores é importantíssimo, assim com os treinamentos.

Para acompanhar melhor o desenvolvimento dos colaboradores, com o aprendizado contínuo de novos recursos que surgem todos os dias, o RH deve estar atualizado de todas as novidades e adotar processos claros e organizados.

Conclusão

O impacto digital traz mudanças para todas as empresas e exigem adaptações de todos os colaboradores. Por onde tudo isso começa? Pelos departamentos de RH, comunicação interna, líderes e gestores. Desde o recrutamento e seleção de talentos com maior potencial de atualização e aprendizado, até o acompanhamento de resultados com as ferramentas.

Essas áreas devem utilizar os recursos tecnológicos para realizar suas atividades e atualizar toda a empresa com as informações. Tudo fica mais rápido e prático para o desenvolvimento das equipes e o crescimento de resultados. A cultura organizacional se renova e se adapta às plataformas digitais!


leave a comment

Conversar
Olá, você pode falar diretamente comigo aqui no WhatsApp. Qualquer dúvida, eu e uma equipe de especialistas estaremos prontos para lhe atender.
Fale comigo agora!
Powered by