News Details

  • Home
  • Diversidade e inclusão nas empresas: por que falar sobre isso?
25 de março de 2020 Sarah 0 Comments

Diversidade e inclusão nas empresas: por que falar sobre isso?

Maite Schneider – Inclusão de forma justa e respeitosa. Vamos conversar sobre isso? 

Atualmente, as organizações buscam melhorar a sua cultura organizacional e se adaptar às mudanças que ocorrem na sociedade. Os diálogos sobre diversidade e inclusão têm gerado um alerta aos profissionais do RH para que a organização seja devidamente inclusa. 

É necessário que o time da empresa tenha representatividade com a diversidade da população tornando a empresa mais plural e democrática. O resultado de tudo isso traz benefícios para a organização e aos colaboradores, além de tornar o ambiente mais produtivo. 

Falar sobre diversidade humana é falar de todos, sem nenhuma exceção. Cada um de nós possui características sociais, culturais, biológicas e econômicas que nos tornam únicos. Já a inclusão é a valorização e inserção de pessoas que enfrentam barreiras na sociedade por questões sociais, por exemplo, nas empresas, fazendo com que todos possam ter espaço e ser mais respeitados. 

Quais são as vantagens?

Além de ampliar a visão e o modo de pensar de todos da empresa, a inclusão e a diversidade trazem várias vantagens no ambiente corporativo. Como:

  • Melhoria de resultados

Uma empresa acolhedora e estimulante torna os colaboradores mais engajados e, com isso, gera o aumento da produtividade da equipe.

  • Aumento da criatividade

A tendência é que com uma equipe diversificada, surjam novas idéias, mais variadas e criativas, já que pessoas com diferentes repertórios estão trabalhando juntas.

  • Redução de conflitos

Com a valorização da diversidade, todos devem adotar uma política de respeito e, com isso, os colaboradores aprendem a lidar melhor com as diferenças tanto no ambiente interno quanto externo.

  • Valor para a marca

Existem vários setores que ganham com isso, consumidores e fornecedores, não só internamente quanto externamente. Além disso, há um aumento de visibilidade dos produtos e serviços oferecidos pela marca no mercado.

Como tornar a empresa mais diversa?

Existe todo um trabalho a ser desenvolvido para que a empresa possa se tornar um lugar inclusivo. Todos devem respeitar as diferenças individuais de cada um. É preciso não só falar, mas colocar em prática aquilo que é proposto no dia a dia, dentro e fora da empresa. 

Com esse propósito, o Grupo Comunique-se realizou no mês de outubro uma palestra com Maite Schneider, militante de Direitos Humanos desde 1990, embaixadora da RME, rede de empreendedorismo feminino, e co-fundadora do projeto Transempregos, que desde 2013 já empregou milhares de pessoas trans no mercado de trabalho formal para falar sobre inclusão e diversidade no ambiente corporativo.

Durante a palestra, Maite contou um pouco de sua trajetória e como transformou a falta de inclusão para pessoas trans nas empresas com depoimentos pessoais e emocionantes. Além disso, reforçou o fato de que estamos vivendo em um período de mudança e não devemos desistir de lutar pelas causas sociais.

A palestra foi um sucesso e rendeu muitos elogios por parte dos colaboradores do Comunique-se. Foi um momento importante de reflexão e conhecimento na empresa. 

Conclusão 

Estamos vivendo um período de mudança onde as pessoas precisam ser ouvidas, longe do preconceito da sociedade. É preciso acreditar na capacidade de fazer o melhor a cada dia com pequenas atitudes que fazem a diferença. Tornar o ambiente corporativo mais inclusivo pode trazer benefícios não só para a empresa, mas principalmente para os colaboradores.

leave a comment

Conversar
Olá, você pode falar diretamente comigo aqui no WhatsApp. Qualquer dúvida, eu e uma equipe de especialistas estaremos prontos para lhe atender.
Fale comigo agora!
Powered by