News Details

  • Home
  • Plano de carreira: o que é e como elaborar
14 de abril de 2020 Sarah 0 Comments

Plano de carreira: o que é e como elaborar

Plano de carreira é um processo fundamental para um profissional que almeja sucesso. Afinal, para alcançar bons resultados – quaisquer que sejam – você deve passar pelo processo de planejamento. As organização realizam esta etapa, um indivíduo deve fazer igual para sua vida profissional.

Para isso, um plano de carreira pode ajudar bastante, servindo para guiar o profissional aos objetivos de forma mais assertiva. Mas lembre-se: deve sempre manter a dedicação para o plano de carreira dar resultado!

E isso deve ser incentivado pelas empresas. Segundo uma pesquisa da Catho, 66,8% dos profissionais valorizam o plano de carreira. Vamos às etapas dessa estratégia:

Defina objetivos

Todo plano precisa de objetivos. Antes de desenhar suas estratégias, você deve saber aonde quer chegar. Defina objetivos pessoais e profissionais. Equilibre suas metas entre o que você precisa e o que mais quer para o futuro. Sonhe grande, mas que seja algo alcançável, como: um cargo profissional, uma empresa, um país para morar e trabalhar, impacto social, entre outros.

Realize uma avaliação pessoal

Se auto avaliar é a melhor maneira para começar a enxergar seus pontos fortes e fracos e guiar seu desenvolvimento em busca de um objetivo. É de extrema importância saber o que precisa evoluir com o tempo e suas principais qualidades a serem exaltadas e desenvolvidas. Comece refletindo sobre o seu momento atual e se pergunte: o que preciso mudar para alcançar meus objetivos?

Determine as estratégias

Para ficar mais próximo dos objetivos almejados, você deve pensar o que precisa fazer hoje para alcançar suas metas e assim progressivamente. Daqui 5 anos, 7 anos, 10 anos e por aí vai.

Invista em capacitação profissional, faça cursos, desenvolva habilidades e conhecimentos para serem suas estratégias de evolução e alcance de objetivos.

Veja exemplos de sucesso

Se inspirar em casos de sucesso é uma ótima forma de adquirir motivação e ver como as coisas funcionam na prática. Profissionais que atingiram o que buscavam podem nos ensinar muito e existem diversos relato na internet. Busque saber sobre suas carreiras, dificuldades, superações, estratégias e resultados. Essa pode ser uma estratégia adicional para estimular seu plano de carreira.

Por fim, passe seu plano de carreira no papel

Colocar no papel o que foi falado até então é o que vai concretizar seu plano de carreira. Desta forma, você vai documentar seus objetivos e estratégias para gerenciar melhor seu desenvolvimento, criando mecanismos e táticas de acompanhamento periódico para o plano funcionar.

Separe um espaço para anotações duramente o acompanhamento e lembre-se de utilizar formatos de tópicos como um resumo do que você deve alcançar e realizar estrategicamente, com uma parte de porcentagem do quão próximo está de bater aquela meta ou quão bem está desenvolvendo cada um. A leitura rápida é a melhor forma para ver ponto a ponto o que você precisa conseguir e em que passo está.

Portanto…

Além dessas informações, fique à vontade também para incluir outras que o ajudem a gerenciar o seu plano de carreira. Fique atento com as mudanças, algumas coisas podem ser modificadas ao longo do caminho, alguns pontos vão sair e outros vão entrar.

Se você é uma empresa, incentive e aplique o processo de criação de um plano de carreira com seus funcionários. Por mais que a maioria dos profissionais admitem que é uma estratégia importante, 70% das empresas não oferecem plano de carreira, diz pesquisa da Catho.

Por fim, você terá um plano de carreira e poderá correr atrás de seus objetivos. Não se esqueça: o que difere os grandes profissionais são sua postura de muito foco e disciplina!