News Details

  • Home
  • Por que adotar plataformas de comunicação interna?
15 de abril de 2020 Sarah 0 Comments

Por que adotar plataformas de comunicação interna?

Para se comunicar com o público externo existem algumas divergências de opinião. E-mail e telefone são as ferramentas mais utilizadas e surgem, a todo momento, inovações na forma de se comunicar, como o digital signage.

Contudo, para a comunicação interna, o e-mail ainda é o canal mais utilizado pelas empresas. Mas será que ele é tão eficiente assim para ser utilizado sozinho? Não existe uma necessidade de inovação e reforço positivo nessa comunicação? A resposta é simples: sim!

Neste post, vamos entender um pouco melhor sobre porque deixar de usar apenas o e-mail e adotar plataformas de comunicação interna.

Apenas o e-mail?

Segundo especialistas, os funcionários gastam 28% de seu dia de trabalho na leitura e reposta de e-mails. Esse tempo poderia ser muito mais produtivo!

Plataformas de comunicação interna reduzem essa necessidade de leitura e troca de e-mails para agilizar o processo de comunicação e troca de informações. O que garante mais produtividade e foco nos colaboradores.

Além disso, os funcionários precisam de pausas no trabalho, e, nestes momentos, as plataformas podem estar acessíveis pela empresa, como a TV Corporativa, atingindo a todos da mesma forma. Não precisa estar sentado em frente ao computador e olhando a caixa de entrada de e-mails como grande parte do tempo.

Plataformas de comunicação interna

Diferente do e-mail, as plataformas de comunicação interna são capazes de transmitir informações de várias formas, usando criatividade e muita interatividade. Por isso, essas ferramentas estão sendo, constantemente, adotadas pelas empresas. Existe uma adaptação a todos os objetivos e públicos das organizações.

Para entender melhor, separamos as principais vantagens em adotar uma plataforma de comunicação interna, além do e-mail:

Interatividade e impacto visual

As plataformas estimulam a interatividade entre as equipes, permitindo informar, motivar e engajar os colaboradores em uma ferramenta só.

Todos os funcionários precisam estar informados na mesma página de seus companheiros de área e líderes da empresa. Porém, para engajar mais as pessoas à informação, ela pode ser comunicada de formas mais inovadoras. Como, com vídeos, campanhas internas, participação de colaboradores no processo criativo da mensagem, entre outras maneiras.

Sendo assim, é diferente de mandar um e-mail e esperar uma resposta, o que muitas vezes não chega no receptor ou não tem a atenção necessária. Além disso, uma informação dentro de uma ferramenta, como as telas da TV Corporativa, tem um impacto visual muito maior, com imagens e vídeos.

Maior alcance e absorção da mensagem

Além de engajar o público interno, essas ferramentas ainda contam com um sistema de monitoramento e mensuração do alcance das mensagens.

Com tantos e-mails recebidos diariamente, é muito possível que os funcionários acabem não lendo os comunicados internos. Ou que as mensagens passem sem a devida absorção. Contudo, com as plataformas de comunicação interna, existe uma criatividade e inovação muito maior na produção e distribuição de conteúdo, o que aumenta a recepção e absorção.

Além disso, com a comunicação acontecendo em diversos canais – inclusive o e-mail – a probabilidade de compreensão dos colaboradores é muito maior. E a possibilidade de mensurar o alcance das mensagens, permite com que a área responsável identifique falhas e tome as devidas providências para uma melhora.

Informação em tempo real

Para empresas que possuem filiais ou franquias, a informação dos funcionários deve ocorrer ao mesmo tempo. Como garantir que o e-mail chegará na caixa de entrada de todos ao mesmo tempo? E que realmente chegará? Essa mensagem deve ter um reforço. Uma plataforma de comunicação interna, como o mural digital, tem atualização em tempo real. O que aumenta a possibilidade de absorção e assertividade do comunicado por todas as equipes.

Você pode informar a todos imediatamente à sua necessidade. Sem perder tempo para se comunicar um a um. Mandar um e-mail e reforçar a mensagem pelas plataformas é a melhor solução.

Entretenimento e motivação

Pausas no trabalho com períodos na recepção, refeitórios, espaços de convivência, entre outros locais das empresas, são momentos onde a plataforma de comunicação interna pode agir para entreter o colaborador.

Como a TV Corporativa, que pode transmitir conteúdos diversos, visando atingir o seu público de maneira mais assertiva. Enquanto espera por uma reunião ou horário de voltar ao trabalho, o funcionário assiste à uma programação e interage com a marca.

Sendo assim, essas ferramentas são capazes de entreter, engajar e motivar os colaboradores, melhorando sua produtividade e satisfação com a empresa.

Conclusão

Todos os pontos citados são essenciais para todas as empresas. Você não pode depender só do e-mail, já que existe a distração de funcionários e possíveis erros técnicos. É necessário adotar plataformas de comunicação interna para reforçar as mensagens, como a TV Corporativa!